sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Composição dos seres vivos

Composição química

Está representada por:

* Substâncias inorgânicas: água e sais minerais.

* Substâncias orgânicas (possui o carbono como elemento principal): carboidratos, lipídios, proteínas, ácidos nucléicos e vitaminas.

A composição química aproximada da matéria viva é de 75 a 85% de água; 1% de sais minerais; 1% de carboidratos; 2 a 3% de lipídios; 10 a 15% de proteínas e 1% de ácidos nucléicos.

* Metabolismo - É o conjunto de processos químicos responsáveis pela transformação e utilização da matéria e da energia pelos organismos. Apresenta duas etapas: anabolismo (processos de síntese) e catabolismo (processos de degradação ou análise).

* Organização celular - Com exceção dos vírus, todos os seres vivos são formados por células. De acordo com o tipo de célula os seres vivos podem ser.

º Procariontes - Possuem células procariotas, isto é, com membrana celular, citoplasma e nucleóide. Ex.: bactérias, algas azuis ou cianofíceas e PPLO.

º Eucariontes - Possuem células eucariotas, isto é, com membrana celular, citoplasma e núcleo. Ex.: profistas, fungos, plantas e animais.

* Diferenciação celular - Ocorre nos seres multicelulares. As células sofrem modificações dando origem a grupos de células com formas variadas, cada qual adaptada ao exercício de uma determinada função.


* Movimento - É a variação da posição do corpo no decorrer do tempo em relação a um sistema de referência.


* Crescimento - É o aumento do tamanho físico de um corpo. Nos seres vivos ocorre devido à incorporação e transformação dos alimentos.



Classificação dos Seres vivos


Atualmente, os seres vivos são divididos em 5 Reinos: Monera, Protista, Fungi, Animalia e Plantae.


Reino Monera - Compreende os organismos unicelulares e procariontes que não possuem núcleo individualizado. Exemplos: bactérias, cianofíceas (cianobactérias) e PPLO.

Reino Protista - Compreende os organismos unicelulares eucariontes, isto é, que possuem núcleo organizado (delimitado por membrana ou carioteca).
Exemplos: protozoários, algas unicelulares (euglenófitas, crisófitas e pirrófitas).


Reino Fungi - Compreende os organismos eucariontes, uni ou pluricelulares e heterótrofos (alimentam-se de substâncias orgânicas pré-elaboradas).
Exemplos: todos os fungos (bolor, fermento e cogumelo).


Reino Animalia ou Metazoa - Compreende os animais pluricelulares e eucariontes.
Exemplos: todos os animais desde os Poríferos até Mamíferos.


Reino Plantae ou Metáfita - Compreende as plantas pluricelulares e eucariontes.
Exemplos: algas pluricelulares (clorofíceas, rodofíceas e feofíceas), vegetais intermediários e vegetais superiores.

Nota - Os vírus por não apresentarem todas as características gerais dos seres Vivos, são classificados à parte e serão estudados em outro local onde, também, serão estudados detalhes sobre a AIDS e outras doenças viróticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário