quarta-feira, 10 de março de 2010

O Renasciment na Italia - pesquisa 2

Desenvolveu-se entre 1500 e 1650

O Renascimento foi um momento da história, onde “renasceu” os ideais da cultura greco-romana, com mais complexidade, obviamente, pois ocorreram nesse período muitos progressos e incontáveis realizações no campo das artes, da literatura e das ciências, que superaram a herança clássica. O ideal do humanismo foi sem dúvida o canal desse progresso e tornou-se o próprio espírito do renascimento.

- Humanismo - movimento intelectual que colocava o homem como centro do Universo.

O propósito do humanismo era desenvolver no homem, o espírito crítico e a confiança em si mesmo, ou seja, esse ideal pode ser entendido como as valorização do homem e a natureza em oposição ao divino e ao sobrenatural.

Os intelectuais passaram, então, a questionar a autoridade da igreja e atribuíram maior importância ao ser humano e à razão. Nem por isso, o Cristianismo deixou de ser a religião dominante na Europa nesse período, mas o homem já não era mais o mesmo. Agora ele tinha consciência do seu próprio valor. Essa percepção de si mesmo fez com que os tesouros artísticos e literários da antigüidade greco-romana fossem realizados, e os artistas renascentistas criaram obras de arte magníficas, enfatizando a beleza física do homem e da mulher.

A pintura do renascimento confirma as três conquistas que os artistas do último período gótico já havia alcançado: a perspectiva, o uso do claro escuro e o realismo.

Outra característica do renascimento, em especial da pintura, foi o surgimento de artistas com estilos pessoais diferentes dos demais, sem submissão à nenhum poder, que não a sua própria capacidade de criação.

No campo da arquitetura, os renascentistas preocupavam-se em criar espaços compreensíveis de todos os ângulos visuais que fossem resultado de uma justa proporção entre todas as partes do edifício, o que não acontecia com a arquitetura grega onde os templos eram apenas um salão retangular, com a arquitetura românica que procurou organizar o espaço dentro dos templos, com a arquitetura gótica que buscou uma verticalidade exagerada, criando espaços imensos, cujos limites não são claramente visíveis.

A principal característica do Renascimento, portanto, foi a busca de uma ordem e de uma disciplina que superasse o ideal de infinitude do espaço das catedrais góticas na arquitetura renascentista, a ocupação do espaço pelo edifício baseia-se em relações matemáticas estabelecidas de tal forma que o observador possa entender a lei que o organiza, de qualquer ponto que se coloque.

Um dos arquitetos que projetou que expressou o ideal da renascença foi Fillipo Brunelleschi (1377-1446). Brunelleschi é um exemplo de artista completo do Renascimento, pois foi pintor, escultor e arquiteto, além de dominar conhecimentos de matemática, geometria e de ser grande conhecedor da poesia de Dante. Foi como construtor, porém que realizou os seus mais importantes trabalhos, dentre eles, a cúpula da Catedral de Florência, ou, como é conhecida, igreja de Santa Maria de Fiore.

No Renascimento, podemos citar grandes artistas tendo cada um, características próprias, como veremos a seguir:

Masaccio: trabalha a pintura como imitação do real (1401-1428). Segundo alguns críticos e historiadores como Giorgio Vasari, Masaccio, foi o primeiro pintor do século XV a conceber a pintura como imitação do real, reproduzindo as coisas tal qual elas são.

Fra Angélico: em sua pintura, busca conciliar o terreno e o sobrenatural (1387-1455). Considerado o primeiro herdeiro de Masaccio, por interessar-se pela figura humana. Por ter formação cristã, suas obras manifestava tendência religiosa, não aparentando assim, nenhum tipo de sofrimento, angústia ou inquietação diante do mundo, reconhecendo-se como submisso à vontade de Deus.

Paollo Uccello: trabalha as fantasias medievais e perspectiva geométrica (1397-1475). Em suas obras, tenta recriar a realidade segundo princípios da matemática. Trabalha o mundo lendário das fantasias medievais.

Piero della Francesca: tenta reduzir as figuras às formas geométricas, trabalhando a imobilidade e a beleza (1410-1492). Para Piero della Francesca, a pintura resulta da combinação de figuras geométricas e do uso de luz e sombra.

Botticelli: trabalha com linhas sugerindo ritmos. (1445-1510). Os temas dos seus quadros são retirados da antigüidade grega e da tradição cristã, expressando sempre o seu ideal de beleza.

Leonardo da Vince: trabalha o conhecimento científico e a beleza artística (1452-1519). Trabalhou com urbanismo em Milão, projetando rede de canais e sistema de abastecimento de água e esgoto, previu ruas, praças e jardins. Dedicou-se ao estudo da perspectiva óptica de proporções e anatomia, realizou inúmeros desenhos de animais, plantas de edifícios, engenhos mecânicos, figura humana, e movimento - acompanhados de anotações.

Michelangelo: trabalha o ideal grego de beleza através da expressão humana (1475-1564). Buscou sempre o equilíbrio das formas.

Rafael: considerado como o pintor que melhor desenvolveu os ideais clássicos de beleza na Renascença. (1483-1520). Trabalhou a harmonia e regularidade de forma e cores. Conhecido como pintor de Maria e Jesus. Suas obras comunicam um sentimento de ordem e segurança, expressando sempre de forma clara e simples os seus temas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário