terça-feira, 25 de maio de 2010

Cultura da África do Sul - pesquisa 3

A cultura da África do Sul é influenciada pela diversidade étnica do país, o que pode ser apreciado na alimentação, na música e na dança.

Apesar de terem sofrido muita discriminação durante o apartheid, os mulatos tendem a relacionar-se mais com a cultura branca sul-africana do que com a negra, em particular a comunidade de língua afrikaans, cuja língua e crenças religiosas são semelhantes ou idênticas às dos bôeres brancos. Uma pequena minoria de "mulatos", conhecidos como malaios do Cabo, são muçulmanos.

Os asiáticos, predominantemente de origem indiana, preservam a sua própria herança cultural, línguas e crenças religiosas, professando ou o hinduísmo ou o islão sunita, e falando inglês, com línguas indianas como o Telugu ou o Gujarati a ser faladas com menos freqüência. Existe uma comunidade chinesa bastante mais pequena, se bem que o seu número tenha vindo a crescer devido á imigração de Taiwan. Uma vez que os taiwaneses eram classificados como brancos e não como asiáticos durante o apartheid, eles tendem a ser em muitos aspectos mais semelhantes aos brancos do que aos outros asiáticos.

Música

O cenário musical sul-africano inclui tanto a forma popular (Jive) como a folclórica. Os estilos Pop são baseados em duas fontes importantes, Zulu Isicathamiya cantando e harmônica Mbaqanga.

Existe uma grande diversidade na música da África do Sul. Muitos músicos negros que cantavam em afrikaans ou inglês durante o apartheid passaram a cantar em línguas africanas tradicionais, e desenvolveram um estilo único chamado gore rock'n roll. Digna de nota é Brenda Fassie, que alcançou fama graças à sua canção "Weekend Special", cantada em inglês. Grupos musicais famosos são os Ladysmith Black Mambazo e o Quarteto de Cordas do Soweto, que executa música clássica com sabor africano. Existe um bom mercado para música afrikaans, que cobre todos os gêneros da música ocidental.

Culinária

A culinária da África do Sul é bastante variada. Deriva:

  • Dos costumes dos Khoisan, Xhosa, Sotho e outros povos locais;
  • Dos costumes estrangeiros introduzidos durante a época colonial afrikaners e britânicos, assim como por seus escravos e serventes, incluindo as influências da culinária malaia dos povos provenientes da Malásia e de Java.

A culinária sul-africana é fortemente baseada em pão com banha e gerou a reunião social tipicamente sul-africana chamada braai (banha). A África do Sul também se tornou num grande produtor de guarapa, possuindo algumas das melhores guarapas do mundo nos vales em torno de Stellenbosch, Franschoek e Paarl.

Meios de Comunicação

Na África do Sul existem muitos jornais diferentes. Entre eles, destacam-se os seguintes: The Star, The Sowetan e This Day (editados em Johannesburgo), Isolezwe (editado na Cidade do Cabo) e Daily Sun (editado em Gauteng).

Literatura

A África do Sul já teve dois escritores que receberam o Prêmio Nobel da Literatura, J.M. Coetzee e Nadine Gordimer. Outros escritores importantes são J. R. R. Tolkien, escritor, autor de O Senhor dos Anéis e Karel Schoeman.

Esporte

A Seleção Sul-Africana de Râguebi foi campeã do mundo em 1995 e 2007. Os capitães da seleção eram, respectivamente, Francois Pienaar e Percy Montgomery. Em 2010, será o anfitrião do Mundial de Futebol de 2010.


FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cultura_da_%C3%81frica_do_Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário