terça-feira, 25 de maio de 2010

Cultura da África do Sul - pesquisa 1

Em função da diversidade étnica existe na África do Sul, não há neste país uma cultura unificada. Encontramos na África do Sul aspectos culturais africanos e europeus (ingleses e holandeses).


Principais aspectos da cultura sul-africana


Línguas


Na África do Sul existem 11 idiomas oficiais, embora o inglês seja o mais usado. O afrikáans, derivado do holandês, também é muito utilizado pelos descendentes de holandeses. Além destes, existem outros idiomas oficiais usados por determinados grupos étnicos. Entre estes, podemos citar: tswana, swasi, ndebele, sesotho, tsonga, venda e zulú.


Culinária sul-africana


A culinária sul-africana recebeu a influência dos povos pré-colonização (khosai, xhosa e sotho) e dos britânicos e holandeses. A base da culinária é a carne (vaca, frango porco). O vinho também é faz parte desta culinária, sendo a África do Sul um importante produtor desta bebida.


Existe uma espécie de evento social tradicional sul-africano chamado de braai, cujo centro é a comida. Num braai, espécie de churrasco, os homens assam e grelham as carnes, enquanto as mulheres cuidam das saladas e sobremesas. No braai são grelhados diversos tipos de carnes e embutidos (salsicha, coxas de frango, costeletas, carne seca, rabo de boi, linguiça entre outros tipos).


O bitong também é comum na África do Sul. Trata-se de um bife de carne seca que, tradicionalmente, é muito consumido enquanto se assiste alguma atividade esportiva.


Esportes


Os sul-africanos gostam muito de esportes. O rugby, cricket e surf são tradicionais no país e muito praticados. O futebol também é muito apreciado e ganhou grande popularidade após o país ter sido escolhido como sede da Copa de 2010.


Literatura


Importantes nomes da literatura mundial são da África do Sul. Entre eles, podemos destacar J. R. R. Tolkien, nascido em Bloemfontein, autor de O Senhor dos Anéis e O Hobbit. Outros representantes são Nadine Gordimer e JM Coetzee, ambos ganhadores de prêmios Nobel de literatura.


Música sul-africana


A música na África do Sul também é muito diversificada como aconteceu com outros aspectos culturais. Estilos regionais africanos (música folclórica) convivem e, muitas vezes, se fundem com a música internacional. Podemos destacar os grupos Jazz Pioneers e Ladysmith Black Mambazo como destaques no campo musical sul-africano, pois conquistaram popularidade em vários países do mundo.


Religião


A África do Sul caracteriza-se por uma grande diversidade e miscigenação religiosa. No país convivem religiões tradicionais africanas, originárias dos povos antigos da região, com religiões cristãs, hinduísmo e islamismo. Porém, cerca de 70% da população sul-africana segue alguma religião cristã, originária dos europeus.


Principais feriados nacionais sul-africanos


- 27 de Abril: Dia da Liberdade (comemorada as primeiras eleições livres após o apartheid)


- 16 de junho: Dia da Juventude (quando ocorrem protestos em Soweto contra o apartheid)


- 24 de setembro: Dia da Hereditariedade (comemorada a diversidade cultural e étnica no país)



FONTE: http://www.suapesquisa.com/paises/africa_do_sul/cultura_africa_do_sul.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário