quarta-feira, 19 de maio de 2010

O ecletismo

O ecletismo é um estilo arquitetônico que se desenvolveu principalmente na Europa do século XIX, tendo espalhado sua influência por várias partes do mundo. É um estilo que mescla vários outros, tendo como princípio de que o melhor é aproveitar o que os estilos anteriores tinham de bom. De algum modo, trata-se de uma reação à hegemonia do estilo greco-romano que prevalecia em partes do mundo. Nele se inclui estilos como o renascentista, o barroco, o gótico dentre outros. As construções nesse estilo são muito decoradas, chamando muito a atenção de quem às observa.
A Escola de Belas Artes da França foi uma grande propulsora desse estilo, o francês César Denis Daly, um grande teórico do ecletismo.

Em sua difusão pela América o ecletismo torna-se o estilo predominante no Brasil entre o final do século XIX e o início do século XX. A reurbanização do Rio de Janeiro teve muito do estilo eclético, presente em prédios da avenida Rio Branco e da avenida Beira-Mar. Em São Paulo o Museu do Ipiranga é uma grande representação desse estilo. No mundo o destaque é para o Teatro Ópera de Paris, construído entre 1861 e 1875, projetado por Charles Garnier (1825 - 1898).


FONTE: http://wwwaltasculturas.blogspot.com/2009/12/o-estilo-ecletico.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário