quarta-feira, 8 de setembro de 2010

A evolução das atividades agropecuárias

Muitos produtos importantes plantados no Brasil para ser exportados para o exterior como o pau-brasil, a cana-de-açúcar, o café, e a borracha entre os séculos XV e XX.

A exploração desses produtos estabeleceu um padrão agrícola no Brasil, caracterizado por propriedades rurais gigantescas que produziam apenas o que interessava aos europeus utilizando escravos como mão-de-obra. Esse sistema é chamado de plantation.

O sistema plantation sofreu muitas mudanças por causa do fim da escravidão, em, 1888, o que faz os fazendeiros contratar mão-de-obra assalariada.

Nessa época, o principal produto do Brasil para a Europa era o café, produzido em São Paulo e em Rio de Janeiro, onde começou a forma-se um mercado interno.

Desde a cafeicultura, passaram a ter interesse em produzir para população.

Foi no fim da escravidão e no auge da cafeicultura que o Brasil iniciou sua industrialização, o que promoveu muitas mudanças na economia brasileira como na agropecuária.

O aparecimento do mercado interno estimulou o surgimento das indústrias de bens de consumo.

Pouco a pouco, foram surgindo fabricas de ferramentas, maquinas e outros insumos agropecuários.

Cada vez que aumentava o numero de industrias, muitas pessoas migravam do campo para as cidades surgindo grandes centros urbanos e um grande mercado consumidor de alimentos.

No Brasil se desenvolveu indústrias de alimento para abastecer esses mercados.

Essa nova atividade econômica, formadas por fabricas que compravam matéria- -prima para transformá-las para consumo. Com isso surgiu a agroindústria.

A agroindústria comprava toda produção rural e fornecia insumos de que a agropecuária precisava criando uma relação de dependência de que a agropecuária depende da indústria e vice-versa, para produzir e vender.

Uma parte negativa na agroindústria é que os empresários do setor industrial querem produzir exclusivamente o que será mais lucrativo. Assim, fica com poucas possibilidades de diversificar a produção e também ocorre um empobrecimento das culturas agrícolas.

Ou seja, a agroindústria tende à monocultura.

Alguns exemplos de carros-chefes das atividades agroindustriais no Brasil é a cana-de-açúcar, a laranja, a avicultura, a suíno cultura, a pecuária bovina e a soja, entre outros.

Quanto mais a transformados, os produtos agropecuários, serão cada vez mais valorizados.


Thales Castro

Nenhum comentário:

Postar um comentário