quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Os problemas no campo brasileiro

No Brasil existem muitos problemas no campo.

Um grande problema a injusta distribuição de terras, poucos tem muitas e muitos não tem nada.

Existem pessoas que tem o documento que são grilados.

Grilagem é o nome que se dá a documentos que são falsificados. A técnica usada pelos falsificadores é colocar os documentos falsos em caixas fechadas com grilos durante um tempo para deixar os documentos falsos amarelos e roídos para pensar que é antigo. Depois os documentos falsos são vendidos e o comprador expulsa os pequenos agricultores que moravam nesta terra.

Os grileiros falam que são herdeiros das terras usando o documento falso para expulsar famílias pobres.

Outro grande problema é que tem uma grande porção de terra que é inútil, pois não há produção nenhuma.

Esse quadro social fez se formarem vários movimentos sociais que lutam pela posse da terra em favor dos pequenos agricultores. É o caso do MST.

Uma forma de luta dos MST é a invasão de latifúndio, visando o governo a conceder terras pouco valorizadas.

Existem ainda denuncias de trabalho escravo que é um crime.

Tem fazendeiros que precisam de trabalhadores, ele oferecem trabalhos as pessoas desempregadas, geralmente de cidades pobres, e essas pessoas aceitam o baixo salário e submetem-se a contratos de trabalho temporário irregulares.

Quando chegam na fazenda, os fazendeiros começam a cobrar dos trabalhadores grandes valores pela viagem, a estadia e a alimentação. Como não tem dinheiro, o fazendeiro tira do salário e como cobram demais, os trabalhadores passam a dever aos fazendeiros. Os fazendeiros contratam segurança armada para os trabalhadores não fugirem.

Existem também emprego de trabalho infantil. Essas crianças recebem bem menos que o salário dos adultos, a desculpa é que ele dizem que as crianças tem menos produtividade.


Thales Castro

3 comentários: