segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Pronome pessoal obliquo

Os pronomes pessoais oblíquos servem como substantivo e sua função sintática é o complemento verbal, que são o objeto direto e o objeto indireto.

Veja alguns exemplos:

A mulher conheceu o rapaz faz muito tempo (nesta frase a palavra “rapaz” é um substantivo com a função sintática de objeto direto).

A mulher o conheceu faz muito tempo (nesta frase o termo “o” é um pronome obliquo e tem a função sintática de objeto direto).

Ela me beijou (nesta frase a palavra “me” é um pronome obliquo e tem a função sintática de objeto direto).

Será que ela gosta de mim ou não? (nesta frase a palavra “mim” é um pronome obliquo e tem a função sintática de objeto indireto).

Os pronomes pessoais oblíquos são classificados em tônicos, átonos, singular e plural.

Exemplos de pronomes pessoais oblíquos no singular tônicos são mim, comigo, ti, contigo, ele, ela, se, consigo e no plural são nós, conosco, vós, convosco, eles, elas, si, consigo. E exemplos de pronomes pessoais oblíquos no singular átonos são me, te, se, o, a, lhe e no plural são nos, vos, se, os, as, lhes.

Quando os pronomes pessoais oblíquos ele, ela, eles, elas, são complementos verbais, vem sempre acompanhado de preposição.

Quando esses mesmos pronomes do caso reto ele, ela, eles, elas são sujeitos, não são acompanhados de preposição. Alguns exemplos:

Ele declarou seu amor a ela (o termo ele é pronome pessoal do caso reto e sujeito e o termo ela é pronome pessoal obliquo e objeto indireto)

Ele entregou rosas a ela (o termo ele é pronome pessoal do caso reto e sujeito e o termo ela é pronome pessoal obliquo e objeto indireto)

Os outros pronomes oblíquos átonos são objeto direto ou objeto indireto, dependendo do verbo que complementa ele. Alguns exemplos:

Ela te ama (o termo te é um objeto direto)

Ela te enviou um beijo (o termo te é um objeto indireto)


Thales Castro

Nenhum comentário:

Postar um comentário