sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Resumo de anelídeos

Os anelídeos são formados por anéis e compreende vermes. São classificados em minhocas, os representantes marinhos e as sanguessugas.

A minhoca

A minhoca vive na terra. Seu corpo é fino, o que permite a troca de gás carbônico por oxigênio diretamente da pele. É uma respiração chamada de respiração cutânea.

Dentro da minhoca há uma cavidade cheia de liquido, o que permite que ela se sustente, sem possuir substancias rígidas.

O sistema digestorio da minhoca é bem longo. O alimento, constituído de restos de plantas em decomposição, é ingerido com a terra e digerido.

A circulação da minhoca tem as artérias que se unem às veias por uma rede de finos capilares chamada circulação fechada.

O gás oxigênio que atravessa a pele entra diretamente no sangue que é vermelho, pois possui hemoglobina, por isso pode transportar os gases respiratórios.

O sistema nervoso é constituído de um par de gânglios cerebróides e um longo cordão nervoso ventral.

Os sentidos são poucos desenvolvidos. As minhocas têm células que percebem a luz, embora não enxergue. Se tirarmos a minhoca de dentro da terra, ela volta, pois percebe a claridade.

A minhoca é hermafrodita, ou seja, possui os dois sexos. Para reprodução de duas minhocas, cada uma coloca espermatozóides na outra e quando se afastam, o clitelo produz um casulo que vai se deslizando até sair pela frente de seu corpo. No caminho, o casulo recolhe os óvulos dela e os espermatozóides da outra. As minhocas nascem dias depois, na fecundação que ocorre no ovulo.

Os anelídeos de água salgada

Os anelídeos marinhos podem viver enterrados na areia, dentro de tubos por ele construídos, ou rastejando no fundo do mar.. os alimentos dos que vivem em tubos, filtram o alimento existente na água. Mas os que vivem em movimento são predadores e podem até se alimentar de outros vermes.

Sanguessugas

Com um corpo achatado é considerado em ectoparasita, pois suga gangue de matéria viva. Se fixa no hospedeiro por duas ventosas. Quando se fixa, perfura a pele do hospedeiro sem que ele sinta e suga o sangue liberando uma substancia anticoagulante para o sangue ao endurecer.

Uma sanguessuga pode dobrar de tamanho quando esta cheia de sangue.

Elas vivem na água doce, geralmente em ambientes ricos em poluentes orgânicos.


Thales Castro

Nenhum comentário:

Postar um comentário