sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Galileu Galilei

Galileu Galilei nasceu na cidade de Pisa em 15 de fevereiro de 1564 e morreu na cidade de Florença em 8 de janeiro de 1642 e foi um físico, astrônomo e filosofo italiano que teve um papel importante na Revolução Cientifica.

Galileu desenvolveu os primeiros estudos sistemáticos do movimento uniformemente acelerado e do movimento do pêndulo. Fez descobertas como a lei dos corpos e enunciou o princípio da inércia e o conceito de referencial inercial. Galileu fez um telescópio melhor do que os já inventados e com ele descobriu as manchas solares as montanhas da Lua, as fases de Vénus, quatro dos satélites de Júpiter, os anéis de Saturno, as estrelas da Via Láctea. Com isso, Galileu defendeu a idéia do heliocentrismo, teoria que o sol é o centro do universo. Mais sua principal contribuição foi para a ciência.

Ele desenvolveu vários instrumentos como a balança hidrostática o termômetro de Galileu e o precursor do relógio de pêndulo. O método empírico, defendido por Galileu, constitui um corte com o método aristotélico mais abstrato utilizado nessa época, por causa disso Galileu é considerado como o "pai da ciência moderna".


Thales Castro

Referências:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Galileu_Galilei

Nenhum comentário:

Postar um comentário