sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Angiospermas

As angiospermas são as plantas que tem a maior quantidade de numero de espécies.

A palavra angiosperma vem do grego angeios, que significa 'bolsa', e sperma, 'semente'. Essas plantas têm os mais variados números de espécies entre os componentes do reino Plantae ou Metaphyta.

As angiospermas possuem raiz, caule, folha, flor, semente e fruto. Essas plantas têm o a semente e o fruto, o que as gimnospermas não têm.

As flores são vistosas, muitas vezes também exalam odor agradável e produzem um líquido açucarado chamado de néctar que serve de alimento para animais como a abelha. Há também flores que não têm peças coloridas, não são perfumadas e nem produzem néctar.

Vistosas e perfumadas ou não, que as angiospermas produzem sementes e frutos das flores.

Folhas férteis modificadas, localizadas mais ao centro da flor e designadas esporofilos. As folhas férteis masculinas formam o anel mais externo e as folhas férteis femininas o interno.

  • Androceu – parte masculina da flor, é o conjunto dos estames. Os estames são folhas modificadas, ou esporófilos, pois sustentam esporângios. São constituídas por um filete (corresponde ao pecíolo da folha) e pela antera (corresponde ao limbo da folha);
  • Gineceu – parte feminina da flor, é o conjunto de carpelos. Cada carpelo, ou esporófilo feminino, é constituído por uma zona alargada oca inferior designada ovário, local que contém óvulos. Após a fecundação, as paredes do ovário formam o fruto. O carpelo prolonga-se por uma zona estreita, o estilete, e termina numa zona alargada que recebe os grãos de pólen, designada estigma. Geralmente o estigma é mais alto que as anteras, de modo a dificultar a autopolinização.

As sementes ficam dentro dos frutos, onde são protegidas e são auxiliadas na dispersão na natureza. Muitas vezes os frutos atraem animais diversos, que são usados para comer. As sementes engolidas pelos animais costumam atravessar o tubo digestivo intactas e são eliminadas no ambiente com as fezes, em geral em locais distantes da planta-mãe, pelo vento, por exemplo. Isso favorece a espécie na conquista de novos territórios.


Thales Castro

Referências:

http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos4/angiospermas.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário