terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Auguste Comte

Isidore Auguste Marie François Xavier Comte, mais conhecido como auguste comte, nasceu em Montpellier, na data 19 de janeiro de 1798 e morreu em Paris, na data de 5 de setembro de 1857. Ele foi um filósofo francês, que foiconsiderado o pai da sociologia por ser fundador dela. Alem da sociologia, auguste comte tambem foi o fundador do Positivismo.

Entre 1851 e 1854 redigiu o Sistema de política positiva, no qual mostrou algumas das principais consequências de sua concepção de mundo não-teológica e não-metafisica, propondo uma interpretação pura e plenamente humana para a sociedade e sugerindo soluções para os problemas sociais; no ultimo volume da sua obra, apresentou as instituições principais de sua Religião da Humanidade.

Em 1856 publicou o primeiro volume de Síntese Subjetiva, projetada para abarcar quatro volumes, cada um a tratar de questões específicas das sociedades humanas, que são lógica, indústria, pedagogia, psicologia. Mais não tinha acabado de conluir sua obra apos falecer, possivelmente de câncer, em 5 de setembro de 1857, em Paris. Sua última casa, na rua Monsieur-le-Prince, n. 10, foi posteriormente adquirida por positivistas e transformada no Museu Casa de Augusto Comte.


Thales Castro


Referências:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Auguste_Comte

Nenhum comentário:

Postar um comentário