terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Budismo

O budismo é uma religião e uma filosofia não-teísta surgida a partir dos ensinamentos de Sidharta Gautama, que foi um príncipe que nasceu no século VI a.C. numa região pertencente à Índia. Ele deixou uma vida de luxo e prazerem para viver entre os pobres e meditar, desejando descobrir por que o ser humano sofre. Depois de muito meditar, chegou a conclusão de que a fonte do sofrimento é o desejo e acreditava que, libertando-se do desejo, a pessoa eliminaria o sofrimento e alcançaria o nirvana (espécie de “estado de graça”, verdadeira plenitude). Pouco a pouco, seus seguidores começaram a chamar ele de Buda, que significa “iluminado”. Ele acreditava na reencarnação, ou seja, que as almas não morrem junto com a pessoa, mas continuava a existir em um outro corpo para pagar pelos erros das vidas anteriores e se purificar aos poucos. Buda aconselhava oito regras para alcançar o nirvana:

1. Ter boas intenções;
2. Ser honesto;
3. Esforça-se o suficiente;
4. Evitar maus pensamentos;
5. Concentrar-se ao fazer as coisas;
6. Ser justo nas decisões;
7. Falar somente o necessário e no momento oportuno;
8. Fazer o que é conveniente.

Quando alcançasse o nirvana, a pessoa não iria precisar reencarnar (renascer em outro corpo) e não iria mais sofrer. Valorizando a caridade, a sabedoria e a não violência, o budismo difundiu-se rapidamente.

O budismo pode ser dividido em dois grandes ramos: Theravada ("Doutrina dos Anciões") e Mahayana ("O Grande Veículo"). A tradição Theravada, que descende da escola Vibhajyavada do tronco Sthaviravada, é o mais antigo ramo do budismo. É bastante difundido nas regiões do Sri Lanka e sudeste da Ásia, já a segunda, Mahayana, é encontrada em toda a Ásia Oriental e inclui, dentro de si, as tradições e escolas Terra Pura, Zen, Budismo de Nitiren, Budismo Tibetano, Tendai e Shingon. Em algumas classificações, a Vajrayana aparece como subcategoria de Mahayana, entretanto é reconhecida como um terceiro ramo.

Mesmo o budismo sendo uma prática muito popular na Ásia, os dois ramos são encontrados em todo o mundo. Várias fontes colocam o número de budistas no mundo entre 230 milhões e 500 milhões, tornando-o a quinta maior religião do mundo


Thales Castro

Referências:

Nenhum comentário:

Postar um comentário