quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

A história do futebol

Historiadores descobriram vestígios dos jogos de bola em vários tipos de culturas antigas. Não era o futebol, pois não havia definição de regras como tem hoje, porém este tipo de esporte é apreciado pelo homem desde os tempos antigos.

O futebol ficou muito popular por causa do seu jeito simples de jogar, precisando apenas da bola, equipes de jogadores e as traves, para que, em qualquer espaço, crianças e adultos possam se divertir com o futebol.

O primeiro jogo parecido com o futebol surgiu na China em 3000 a.C quando militares praticavam um jogo como treino militar. Depois das guerras, formavam equipes para chutar as cabeças dos saldados inimigos. Depois de alguns anos substituíram cabeças por uma bola de couro revestido com cabelo com 2 equipe de 8 jogadores no qual os jogadores tinham que levar a bola de pé em pé sem deixar cair no chão levando-a para dentro de 2 estacas.

Também foram criados outro jogos parecidos com o futebol como no Japão antigo que foi criado uma jogo chamado kemari que acontecia num espaço de 200 metros quadrados. A bola era feita de fibras de bambu e não era permitido o contato físico entre os 16 jogadores (8 de cada equipe). No século I a.C, os gregos criaram um jogo chamado Episkiros, no qual tinha 2 equipes com 9 jogadores cada jogado num terreno retangular, com a bola feita de bexiga de boi com areia ou terra com as equipes formadas por quinze pessoas. Depois que os romanos dominaram Grécia, os romanos passaram a jogar também com os gregos e a violência aumentou por causa de sua rivalidade. Na Idade Media, criaram um jogo muito parecido com o futebol, mas, com muita violência que era chamado Soule ou Harpastum praticado por militares que se dividiam entre atacantes e defensores e era permitido golpes muito violentos. Muito jogadores já morreram nesse jogo. Cada equipe era formada por 27 jogadores. Na Itália criaram um jogo denominado gioco del cálcio praticado na praça com 27 jogadores em cada equipe nos quais deveriam levar a bola até os dois postes que ficavam nos dois cantos extremos da praça com muita violência que foi ate proibido pelo rei. Mais a nobreza depois criou uma nova versão sem violência.

O gioco de calcio saiu da Itália e chegou na Inglaterra no século XVII onde o jogo ganhou regras diferentes e foi organizado e sistematizado. O campo tinha que ter 120 por 180 metros e nas duas pontas seriam instalados dois arcos retangulares chamados de gol e a bola passou a ser de couro e enchida com ar. Com regras claras e objetivas, o futebol começou a ser praticado por estudantes e filhos da nobreza inglesa. E com isso foi se popularizando. No ano de 1848, numa conferência em Cambridge, estabeleceu-se um único código de regras para o futebol. No ano de 1871 foi criada a figura do guarda-redes, conhecido atualmente como o goleiro, que seria o único que poderia colocar as mãos na bola e deveria ficar próximo ao gol para evitar a entrada da bola. Em 1875, foi estabelecida a regra do tempo de 90 minutos e em 1891 foi estabelecido o pênalti, para punir a falta dentro da área. Somente em 1907 foi estabelecida a regra do impedimento.

O profissionalismo no futebol foi iniciado somente em 1885. Em 1886 seria criada, na Inglaterra, a International Board, entidade cujo objetivo principal era estabelecer e mudar as regras do futebol quando necessário.

No ano de 1897, uma equipe de futebol inglesa chamada Corinthians fez uma excursão fora da Europa, contribuindo para difundir o futebol em diversas partes do mundo.

Em 1888, foi fundada a Football League com o objetivo de organizartorneios e campeonatos internacionais.

Já em 1904 foi criada a FIFA que até hoje organiza o futebol em todo o mundo. Ela também organiza todos os campeonatos como copa do mundo (em quatro em quatro anos), a copa Libertadores da America, a copa UEFA, Liga dos Campeões da Europa, Copa Sul-Americana, entre outros.

No Brasil, o futebol nasceu no bairro paulistano do Brás, Charles Miller viajou para Inglaterra aos nove anos de idade para estudar, onde teve contato com o futebol e, ao retornar ao Brasil em 1894, trouxe na bagagem a primeira bola de futebol e um conjunto de regras. Podemos considerar Charles Miller como sendo o precursor do futebol no Brasil.

O primeiro jogo de futebol no Brasil foi realizados em 15 de abril de 1895 entre funcionários de empresas inglesas que estavam em São Paulo. Este jogo foi entre FUNCIONÁRIOS DA COMPANHIA DE GÁS X CIA. FERROVIARIA SÃO PAULO RAILWAY.

O primeiro time a ser formado no Brasil foi o SÃO PAULO ATHLETIC, fundado em 13 de maio de 1888.

No início, o futebol era praticado apenas por pessoas da elite, sendo vedada a participação de negros em times de futebol.

Em 1950, aconteceu a primeira Copa do Mundo no Brasil, sendo que a seleção perdemos o título, em pleno Maracanã, para a seleção Uruguaia (Uruguai 2 x Brasil 1). Em 2014, a Copa do Mundo de Futebol será realizada novamente no Brasil.


Thales Castro

Referências:

http://www.suapesquisa.com/futebol/

Nenhum comentário:

Postar um comentário