terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Sociologia

A sociologia é uma ciência criada pelo homem que estuda a sociedade, ou seja, estuda o comportamento das pessoas em grupo e os processos que interligam o individuo. Já a psicologia estuda o comportamento das pessoas individualmente. A sociologia serve para estudar os fenômenos sociais para tentar explicá-los. Compreender as diferentes sociedades e culturas é um dos objetivos da sociologia.

A Sociologia pretende explicar a totalidade do seu universo de pesquisa, como qualquer outra ciência. A tarefa da Sociologia é transformar as malhas da rede com a qual a ela capta a realidade social cada vez mais estreitas, mesmo que esta tarefa não seja objetivamente alcançável. Por isso, o conhecimento sociológico pode constituir para as pessoas um excelente instrumento de compreensão das situações com que se defrontam na vida cotidiana.

A sociologia foi criada no século XVIII como uma disciplina em que os Sociólogos não só esperavam entender o que unia os grupos sociais, mas também desenvolver um "antídoto" para a desintegração social.


Thales Castro

Referências:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Sociologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário