segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Thomas Kuhn

Thomas Samuel Kuhn, mais conhecido como Thomas kuhn, foi um físico dos Estados Unidos da América cujo trabalho incidiu sobre História da ciência e filosofia da ciência, tornando-se um marco importante no estudo do processo que leva ao desenvolvimento científico.

Kuhn nasceu na data 18 de Julho de 1922, em Cincinnati, em Ohio, EUA. Formou-se em Física no ano 1943, pela Universidade de Harvard. Recebeu desta mesma instituição o grau de Mestre em 1946 e o grau de Doutor em 1949, ambos na área de Física.

Depois de ter concluído o Doutoramento, Kuhn tornou-se professor em Harvard. Lecionou uma disciplina de Ciências para alunos de Ciências Humanas. A estrutura desta disciplina baseava-se nos casos mais famosos da História da ciência, pelo que Kuhn foi obrigado a familiarizar-se com este tema. Este fato foi determinante para o desenvolvimento da sua obra.

Em 1956 Kuhn foi leccionar História da ciência na Universidade da Califórnia, em Berkeley. Tornou-se professor efectivo desta instituição em 1961. Em 1964 tomou a posição de Professor M. Taylor Pyne de Filosofia e História das Ciências, na Universidade de Princeton. Em 1971 Kuhn foi leccionar para o MIT, onde permaneceu até terminar a sua carreira acadêmica.
Kuhn morreu a 17 de Junho de 1996, vítima de cancro (conhecido no Brasil como cancer).


Thales Castro


Referências:

Nenhum comentário:

Postar um comentário