terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Tipos de sujeito

Existem cinco tipos diferentes de sujeitos, que são sujeito simple, sujeito composto, oculto, indeterminado e oração sem sujeito, nos quais irei explicar cada um deles e dar exemplos, mas, antes de saber o que é cada um deles, precisamos saber o que é sujeito.

O sujeito é o individuo que faz a ação ou é de quem falamos ou declaramos algo.

Sujeito simples: quando existe apenas um núcleo. Ex: o menino esta jogando futebol.

Sujeito composto: quando existem mais de um núcleo na frase. Ex: o garoto e a garota foram para o medico.

Sujeito oculto: também conhecido como sujeito elíptico ou desinencial, é determinado pela desinência verbal e não aparece exposto na frase. Ex: gosto de jogos (sujeito: eu, “eu gosto de jogos”). Por isso é oculto, não aparece na frase.

Sujeito indeterminado: este tipo de sujeito não aparece exposto na oração por ser impossível determiná-lo, apesar disso, sabe-se que existe um agente ou experienciador da ação verbal. Podemos reparar que para usar esse sujeito o verbo tem que estar na 3º pessoa no plural ou no singular. Ex: falaram que a festa era aqui, precisa-se de ajudantes.

Oração sem sujeito: também conhecido como sujeito inexistente. Esse tipo de sujeito é designado por verbos que não correspondem a uma ação, como fenômenos da natureza, o verbo haver no sentido de existir ou ocorreu e o verbo fazer indicando tempo ou clima. Ex: choveu muito nesta noite, houve um grande engarrafamento, há muitas pessoas no shopping, faz dois meses que não vou ao cinema, faz muito frio no Sul do Brasil.



Thales Castro

Referências:

Nenhum comentário:

Postar um comentário