quinta-feira, 31 de março de 2011

Os jesuítas

Os jesuítas eram padres da Igreja Católica que faziam parte da Companhia de Jesus fundada em 1534 por Inácio de Loiola. A Companhia de Jesus foi criada logo após a Reforma Protestante no século XVI, como uma forma de barrar o avanço do protestantismo no mundo. Portanto, esta ordem religiosa foi criada no contexto da Contra-Reforma Católica. Os primeiros jesuítas chegaram ao Brasil no ano de 1549, com a expedição de Tomé de Souza.

Objetivos dos jesuítas

Os objetivos dos jesuítas eram os seguintes:

- Levar o catolicismo para as regiões recém descobertas, no século XVI, principalmente à América;

- Catequizar os índios americanos, transmitindo-lhes as línguas portuguesa e espanhola, os costumes europeus e a religião católica;

- Difundir o catolicismo na Índia, China e África, evitando o avanço do protestantismo nestas regiões;

- Construir e desenvolver escolas católicas em diversas regiões do mundo.

Varios jesuítas vieram para o Brasil no século XVI como o Padre Manoel da Nóbrega, o Padre José de Anchieta e o Padre Antônio Vieira. Em 1760, alegando conspiração contra o reino português, o marquês de Pombal expulsou os jesuítas do Brasil, confiscando os bens da ordem.

A ordem dos jesuítas foi extinta pelo papa Clemente XIV, no ano de 1773. Somente em 1814 que a ordem voltou a ser aceita pela Igreja Católica, por causa do papa Pio VII.


Thales Castro


Referências:

http://www.suapesquisa.com/religiaosociais/jesuitas.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário