quarta-feira, 2 de março de 2011

Pesquisa sobre o time que você torce - Vitoria

O Esporte Clube Vitória, mais conhecido apenas como Vitória, é um clube esportivo brasileiro sediado em Salvador, na Bahia, e fundado em 13 de maio de 1899. Suas cores são o vermelho e o preto conhecida como rubro-negro. O vitoria foi o primeiro clube social nacional a ser fundado apenas por brasileiros e um dos primeiros clubes do Brasil a praticar o futebol, esporte no qual obtém maior destaque. O Club de Cricket Victoria, nome com o qual foi fundado em homenagem à região em que seus fundadores moravam, o Corredor da Vitória, também foi o pioneiro em diversos esportes na Bahia e no Nordeste, como o voleibol, a natação, o pólo aquático, o basquetebol e outros.

Após um longo período impróspero, com a construção do estádio próprio, chamado Manoel Barradas mais conhecido como Barradão, o clube rubro-negro conseguiu consolidar sua hegemonia estadual nas últimas duas décadas, conquistando quatro títulos da Copa do Nordeste, se tornando o maior vencedor da competição, e quatorze títulos (vinte e seis, no total) do Campeonato Baiano nas últimas vinte edições, contra seis do seu arquirrival, Esporte Clube Bahia conhecido apenas como Bahia, clube com o qual faz o clássico Ba-Vi, um dos maiores do Brasil. Destacam-se também as campanhas do Leão nos Brasileirões de 1993 e 1999, competições em que terminou em 2° e 3° colocado, respectivamente, e na Copa do Brasil de 2010, certame no qual foi vice-campeão.

Sua torcida é uma das maiores torcidas de futebol do Brasil, com mais de 1% na maioria das pesquisas, o que representa cerca de 2,3 milhões de torcedores no país, segundo pesquisa do instituto Ibope em 2010.


Thales Castro


Referências:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Esporte_Clube_Vit%C3%B3ria

Um comentário: