quarta-feira, 30 de março de 2011

Regras e penalidades do futebol

O tiro livre - os tiros livres acontecem nas faltas. Existem dois tipos de tiros livre: os diretos e indiretos. O tiro livre direto ocorre quando o jogador pode chutar para qualquer direção sem a ajuda de outro jogador. No caso do tiro livre indireto, é necessário que outro jogador toque na bola para que a esta seja considerada em jogo.

Escanteio – O escanteio ou pontapé de canto é um dos métodos para recomeçar o jogo. Um canto é assinalado quando a bola ultrapassar completamente a linha de baliza, quer seja rente ao solo ou pelo ar, tocada em último lugar por um jogador da equipe defensora, sem que um gol tenha sido marcado.

Impedimento - O impedimento ocorre quando um jogador da equipe que está atacando tem, entre ele e a linha de fundo, menos de dois jogadores da equipe adversária no momento em que seu companheiro lhe lança a bola.

Lateral - O lançamento lateral deve ser executado com as mãos, sempre repondo a bola em jogo quando esta sair por uma das linhas laterais. Um gol não pode ser marcado direto de um arremesso lateral. No momento do lançamento, o jogador deve estar de frente para o campo, com os dois pés sobre a linha lateral ou sobre o terreno exterior a esta linha e segurando a bola com as duas mãos e acima da cabeça.

Tiro de meta – O tiro de meta ou pontapé de baliza é um dos métodos para reiniciar a partida. Deve ser feito pela equipe defensiva quando a bola sair completamente do campo pela linha de fundo sem que um gol tenha sido marcado, tendo sido tocada por último por um jogador atacante adversário.

Pênalti - Um pênalti é assinalado quando ocorre uma infração dentro da grande área. A bola deve estar parada na sua posição, localizada a 11m da baliza, e o jogador deve estar sobre ou atrás da linha da baliza.


Thales Castro


Referências:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Regras_do_futebol

Nenhum comentário:

Postar um comentário