quinta-feira, 7 de abril de 2011

O coração

O coração é um órgão muscular de formato oco que bombeia o sangue para que circule por todo o corpo. Ocorre nos anelídeos, artrópodes, moluscos e cordados. A partir dos répteis crocodilianos surge o septo de sabatier', uma barreira física ventricular que impossibilita a mistura de sangue venoso com o arterial, dividindo o coração em duas cavidades, direita e esquerda, cada qual com outras duas cavidades, átrio e ventrículo que são separadas por valvas, sendo tricúspide do lado direito e bicúspide, ou mitral, do lado esquerdo. Por isso esses animais possuem circulação dupla e completa.

Nos seres humanos o percurso do sangue bombeado pelo coração através de todo o organismo é feito em aproximadamente um minuto.

Neste tempo o órgão bombeia sangue suficiente a uma pressão razoável, para percorrer todo o corpo nos sentidos de ida e volta, transportando assim, oxigênio e nutrientes necessários às células que sustentam as atividades orgânicas. O coração se localiza na caixa torácica, entre os pulmões. É um órgão muscular que pode se contrair e se relaxar.


Thales Castro


Referência:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cora%C3%A7%C3%A3o

Nenhum comentário:

Postar um comentário