quinta-feira, 14 de abril de 2011

Os pulmões

Os pulmões são os principais órgãos do sistema respiratório dos humanos. Possuímos dois pulmões que estão localizados um de cada lado do tórax na região interior da cavidade formada pelas costelas que serve de proteção para os pulmões.

O principal objetivo dos pulmões é abastecer o nosso sangue de oxigênio, que é levado para as células do corpo. Os pulmões também executam a função de tirar do sangue o dióxido de carbono, mas conhecido como gás carbônico, e vapor de água, eliminando-os do corpo através da expiração.

Os pulmões estão envolvidos pela pleura. A inflamação da pleura é chamada de doença de pleurisia. Já a inflamação dos pulmões é chamada de pneumonia e pode levar a pessoa à morte.

O caminho do ar em nosso organismo é bem complexo. Quando respiramos, o ar entra pela boca, passando em seguida pela traquéia e depois por outros pequenos tubos chamado brônquios, onde o ar é levado para todas as regiões pulmonares.

A entrada e saída de ar pelos pulmões são controladas por um movimento involuntário do nosso corpo que é controlada pelo cérebro. Esses movimentos são feitos pelos músculos peitorais e pelo diafragma, fazendo os pulmões aumentarem e diminuírem de tamanho. Através destes movimentos o ar entra e sai dos pulmões.

Os pulmões dos seres humanos são compostos por uma espécie de tecido esponjoso, repleto de pequenas cavidades. Estas cavidades são atravessadas por vasos sanguíneos.

O fumo danifica os pulmões. Essa doença é causa pelo cigarro podendo levar a morte. A doença mais grave e comum entre os fumantes é o câncer de pulmão.


Thales Castro


Referências:

http://www.suapesquisa.com/pesquisa/pulmoes.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário