segunda-feira, 4 de abril de 2011

Revolução Técnico-Científica

A Revolução Técnico-Científica, também conhecida como a Terceira Revolução Industrial, começou na segunda metade do século XX nos anos de 1970, com muitas descobertas e evoluções no campo tecnológico.

Está ligada ao desenvolvimento da biotecnologia, informática, robótica, cibernética, telecomunicações engenharia genética, entre outros.

Esse avanço evoluiu a indústria, a medicina, a física e diversos setores da ciência, desenvolveu e fez crescer o processo industrial, principalmente no países capitalistas que eram desenvolvidos e liderados pelos Estados Unidos.

A base desse processo é a informação que se expandiu nos “quatro cantos do mundo“, está agregado ao desenvolvimento capitalista e aos excessivos ganhos empresariais.

O processo fomenta e incentiva as pessoas a avançarem no campo do conhecimento e das tecnologias, aumentando a produção, a produtividade e o desempenho profissional.

Também é responsável pelo desemprego estrutural (máquinas x homem), o que pode causar exclusão social aos menos favorecidos.

A Revolução técnico-científica foi incrementada pelo advento da Guerra Fria , pois os países antagônicos desenvolveram uma verdadeira batalha na área espacial, bélica, robótica, comunicações, entre outras.

O fato é que, com o fim da Guerra Fria (1980-1990), os produtos dessa revolução “caiu” no mercado consumidor civil, e hoje temos os mais variados utensílios tecnológicos a disposição das pessoas, no mundo inteiro , no atual mercado globalizado, a qualquer momento , a qualquer hora.


Thales Castro


Referências:

http://pt.shvoong.com/social-sciences/education/1977255-revolu%C3%A7%C3%A3o-t%C3%A9cnico-cient%C3%ADfica-terceira-revolu%C3%A7%C3%A3o/

Nenhum comentário:

Postar um comentário