quinta-feira, 12 de maio de 2011

Oliver Cromwell

Oliver Cromwell nasceu na cidade Huntingdon em 25 de Abril de 1599 e morreu em Westminster na data 3 de Setembro de 1658 podendo ser causada por malaria ou envenenamento. Ele foi um militar e político britânico, conhecido como um dos líderes da Guerra Civil Inglesa. Nesse movimento derrotou Carlos I e levou à instauração de uma república puritana na Grã-Bretanha.

Cromwell governou com o título de Lorde Protector da Inglaterra, Escócia e Irlanda, de 16 de Dezembro de 1653 até sua morte.

Quando a guerra civil teve início, Cromwell constituiu uma tropa de cavalaria, que se tornou a base dos seus Ironsides, assim chamados em alusão ao apelido dado pelo Príncipe Rupert a Cromwell, após a Batalha de Marston Moor (1644), na qual o príncipe fora derrotado.

Como líder da causa parlamentar e comandante do New Model Army (novo exercito no qual os soldados eram promovidos pela sua competência e não pelo nascimento em uma família de prestígio), Cromwell desempenhou um papel fulcral na derrota das forças leais a Carlos I, pondo fim ao poder absoluto da monarquia britânica.


Thales Castro


Referências:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Oliver_Cromwell

Nenhum comentário:

Postar um comentário