terça-feira, 3 de maio de 2011

Pelé

Edison Arantes do Nascimento, conhecido por muitos como Pelé ou como rei do futebol, nasceu na cidade Três Corações em 21 ou 23 de outubro de 1940 e está com 70 anos hoje. Ele é um ex-futebolista brasileiro que atuava como atacante. É reconhecido entre especialistas de futebol e ex-jogadores como o maior futebolista da história. Em 1999, foi eleito o Futebolista do Século pela International Federation of Football History and Statistics. No mesmo ano, a revista francesa France Football consultou os ex-vencedores do Ballon D'Or para eleger o Futebolista do Século; Pelé classificou-se em primeiro. Na sua carreira marcou 1281 gols em 1363 partidas, número que fez dele o maior artilheiro da história do futebol.

Recebeu o título de Atleta do Século de todos os esportes em 15 de maio de 1981, eleito pelo jornal francês L'Equipe. No fim de 1999, o Comitê Olímpico Internacional, após uma votação internacional entre todos os Comitês Olímpicos Nacionais associados, também elegeu Pelé o "Atleta do Século". A FIFA foi outro que elegeu ele, em 2000, numa votação feita por renomados ex-atletas e ex-treinadores como O Jogador de Futebol do Século XX.

No Brasil, Pelé é saudado como um herói nacional por suas realizações e contribuições ao futebol. Também é conhecido pelo seu apoio a políticas para melhorar as condições sociais dos pobres, tendo dedicado o seu milésimo gol às crianças pobres brasileiras, marcado em 19 de novembro de 1969. Durante sua carreira, foi chamado de Rei do Futebol.

Descoberto pelo craque Waldemar de Brito, Pelé começou a jogar pelo Santos FC aos 15 anos, pela seleção nacional aos 16, e venceu sua primeira Copa do Mundo FIFA aos 17. Apesar das numerosas ofertas de clubes europeus, as condições econômicas e as regulações do futebol brasileiro da época beneficiaram o Santos, permitindo-lhes manter Pelé por quase duas décadas até 1974. Com Pelé no Santos, conseguiu conquistar dois títulos mundiais em 1962 e 1963. A técnica de Pelé e sua capacidade atlética natural foram universalmente elogiadas e durante sua carreira, ficou famoso por sua excelente habilidade de drible e passe, seu ritmo, chute poderoso, excepcional habilidade de cabecear, e artilharia prolífica.

Ele é o melhor artilheiro que a seleção brasileira já teve e é o único futebolista a ser parte de três equipes campeãs de Copa do Mundo. Em novembro de 2007, a FIFA anunciou sua premiação com a medalha da Copa de 1962 (a qual, devido a uma contusão na segunda partida, teve apenas o primeiro jogo disputado por ele) retroativamente, fazendo dele o único futebolista do mundo a ter três medalhas de Copa do Mundo. Pelé se aposentadoria em 1977 e tornou-se um embaixador mundial do futebol, também tendo passagens pelas artes cênicas e empreendimentos comerciais. É atualmente o Presidente Honorário do New York Cosmos.

Pelé ganhou três Copa do Mundo com o Brasil em 1958, 1962, 1970 e ganhou mais de dez títulos no Santos.


Thales Castro


Referências:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pel%C3%A9

Nenhum comentário:

Postar um comentário