segunda-feira, 23 de maio de 2011

Verbos reflexivos e suas conjugações em espanhol

No espanhol, todos os verbos reflexivos no infinitivo terminam em “se”, por exemplo, despertarse, ducharse, bañarse, peinarse, lavarse, acostarse.

Para usar esses verbos reflexivos, também é necessário usar os pronomes reflexivos, que são me, te, se, nos, os, se.

Para conjugar é preciso o pronome pessoal + o pronome reflexivo + o verbo reflexivo. Darei um exemplo com o verbo despertase e ducharse:

Yo me despierto/ducho

Tú te despiertas/duchas

Él/Ella se despierta/ducha

Nosotros nos despertamos/duchamos

Vosotros os despertais/ducháis

Ellos/ellas se despiertan/duchan

Agora alguns exemplos de frases com os outros verbos.

Yo me acosto – eu me deito

Tú te lavas los dientes – você escova os dentes

Él se peina – ele se penteia

Nosotros nos bañamos – nós nos banhamos

Vosotros os ducháis – vós duchas

Ellas se despiertan – elas se despertam (acordam)


Thales Castro

Um comentário: