quinta-feira, 21 de julho de 2011

Haiti

O República do Haiti, mais conhecida apenas como Haiti, é um país das Caraíbas que ocupa o terço ocidental da ilha Hispaniola, atmbem conhecida como Ilha de São Domingos. O Haiti possui uma das duas fronteiras terrestres da região, a fronteira que faz com a República Dominicana, a leste. Além desta fronteira, os territórios mais próximos são as Bahamas e Cuba a noroeste, Turks e Caicos a norte, e Navassa a sudoeste. A capital do Haiti se chama Porto Príncipe.


O terreno do Haiti consiste principalmente de montanhas escarpadas com pequenas planícies costeiras e vales fluviais. O leste e a zona central é um grande planalto elevado.


A maior cidade do Haiti é a sua propria capital, Porto Príncipe, com 2 milhões de habitantes, seguindo-se-lhe Cap-Haïtien com 600 000. O Haiti encontra-se na placa Caribenha, que possui, relativamente, um pequeno tamanho quando comparadas as placas Sul-americana e Norte Americana. Estas "comprimem" a placa Caribenha e faz com que a região do Haiti se torne instável e propensa a terremotos. A incidência de falhas é o fator agravante, uma vez que um simples movimento para cima ou para baixo faça com que os tremores sísmicos gerem uma grande catástrofe.


Thales Castro



Referências:


http://pt.wikipedia.org/wiki/Haiti

Nenhum comentário:

Postar um comentário