terça-feira, 30 de agosto de 2011

Charles Darwin

Charles Robert Darwin, mais conhecido apenas como Charles Darwin, nasceu em Shrewsbury na data 12 de Fevereiro de 1809 e morreu na cidade Downe, Kent em 19 de Abril de 1882. Ele foi um naturalista britânico que ficou famoso por espalhar a comunidade científica sobre a ocorrência da evolução e por propor uma teoria para explicar como ela se dá por meio da seleção natural e sexual. Esta teoria se desenvolveu no que é atualmente considerado o paradigma central para explicação de diversos fenômenos na Biologia. Foi laureado com a medalha Wollaston concedida pela Sociedade Geológica de Londres, em1859.

Quando Darwin estudava medicina, começou a ter interesse por história natural e, depois, por teologia. Ele também teve reconhecimento como geólogo e fama como escritor. Suas observações da natureza levaram-no ao estudo da diversificação das espécies e, em 1838, ao desenvolvimento da teoria da Seleção Natural. Ele confiou suas ideias apenas a amigos próximos para não ser severamente punidos por sugerir essas ideias e continuou a sua pesquisa tentando antecipar possíveis objeções. Contudo, a informação de que Alfred Russel Wallace tinha desenvolvido uma ideia similar forçou a publicação conjunta das suas teorias em 1858.

Em seu livro de 1859, "A Origem das Espécies", ele introduziu a ideia de evolução a partir de um ancestral comum, por meio de seleção natural. Esta se tornou a explicação científica dominante para a diversidade de espécies na natureza. Ele ingressou na Royal Society e continuou a sua pesquisa, escrevendo uma série de livros como "A descendência do Homem e Seleção em relação ao Sexo", em 1871 e "A Expressão da Emoção em Homens e Animais", em 1872.

Na sua morte, com 73 anos, foi enterrado junto a Charles Lyell, William Herschel e Isaac Newton. Foi uma das cinco pessoas não ligadas à família real inglesa a ter um funeral de Estado no século XIX.


Thales Castro


Referências:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Charles_Darwin

Nenhum comentário:

Postar um comentário