quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Cromossomos

Os cromossomos são encontrados nos núcleos das células, são responsáveis pela hereditariedade e são constituídos de DNA e proteína. Neles estão os genes, as unidades hereditárias. Os números de cromossomos encontrados nas células do ser humano são 46 cromossomos. Os cromossomos se encontram aos pares no núcleo das células somáticas, ou seja, as células que formam o corpo.

Esses pares são semelhantes e constituem cromossomos homólogos. Toda célula que possui dois cromossomos de cada tipo é denominada diplóide como as células somáticas humanas. O numero diplóide de cromossomos de uma célula é representado por 2n.

As células que apresentam um cromossomo de cada tipo são denominadas haplóides como as células sexuais e os gametas. O numero haplóides de cromossomos de uma célula é representado por n.

Quando nossas células se multiplicam, eles o fazem pela mitose, divisão celular que resulta em duas células-filhas iguais a primeira. Desse modo é que nosso organismo pode crescer.

Nossos gametas devem ser haplóides, pois da união de um espermatozóide (n=23) com um óvulo (n=23) resulta um zigoto 2n=46, o numero de cromossomos da espécie humana.

Na produção dos gametas humanos e dos gametas de outros animais, ocorre um outro processo de divisão celular, a meiose. Mas, se a mitose uma célula origina duas iguais, na meiose a célula origina quatro células-filhas, porém cada uma com a metade do numero de cromossomos da célula-mãe.

A meiose é o processo que leva à produção das células haplóides. Graças a isso, o numero de cromossomos da espécie humana se mantém o mesmo em todas as gerações.


Thales Castro

Nenhum comentário:

Postar um comentário