sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Independência do Brasil e o primeiro reinado

Após a fuga de D. João para o Brasil, Portugal ficou empobrecido depois da guerra contra os franceses e o comércio português foi muito prejudicado pelo decreto de abertura dos portos brasileiros.

Diante das dificuldades, em 1820, houve a revolução na cidade do Porto, que logo se espalhou por todo país. Revolução conhecida como Revolução do Porto.

Vitoriosos, os revoltosos formaram um governo provisório e exigiram o retorno imediato de D. João VI para Portugal., D. João voltou para Portugal, em 1821 com medo de perder o trono. D. João VI esvaziou os cofres do Banco do Brasil, levando quase todo o ouro.

D. João VI deixou seu filho, D. Pedro, no Brasil como príncipe regente. Mas os brasileiros queriam a independência. Já os portugueses queriam que o Brasil voltasse a ser colônia de Portugal, como era antes da vinda de D. João. Para isso, queriam que D. Pedro voltasse e entregasse o governo a uma junta. Mas D. Pedro preferiu ficar no Brasil. Esta desobediência ficou conhecida como “Dia do Fico”.

D. Pedro proclamou a Independência em 07 de setembro de 1822, ao receber alguns decretos das cortes de Portugal que anulavam algumas de suas decisões, tentando fazer com que D. Pedro obedecesse às cortes portuguesas. D. Pedro aproveitou a ocasião e declarou a separação entre Brasil e Portugal.

Para ser reconhecido oficialmente, o Brasil aceitou pagar indenizações de 2 milhões de libras esterlinas a Portugal e para isso, pediu um empréstimo à Inglaterra, o que iniciou a dívida externa do Brasil.

Apesar do processo de independência ter base nas idéias iluministas de liberdade, a escravidão foi mantida, atendendo aos interesses dos grandes proprietários de terras. O Brasil também continuou com o modelo agrário, baseado em latifúndios e na produção de gêneros primários voltada para a exportação. Ou seja, pouco diferente de quando era colônia de Portugal.

Ao contrário de outros países da América Latina, que adotaram o sistema republicano, o Brasil adotou o governo monárquico, baseado no poder de um rei.

No dia 1 de dezembro de 1822, D. Pedro foi coroado primeiro imperador do Brasil, com o título de D. Pedro I e seu governo ficou conhecido como Primeiro Reinado, e durou de 1822 a 1831.

D. Pedro I enfrentou muitas dificuldades para governar o Brasil, em parte por causa do seu autoritarismo.

Além disso, muitos achavam que D. Pedro I, sendo português, em vez de se preocupar com os brasileiros, estava mais preocupado com a situação de Portugal.

A postura do imperador em relação a Constituição de 1824, a Guerra da Cisplatina e a Confederação do Equador foram alguns dos fatos que levaram à sua abdicação, em 1831.


Thales Castro


Referências:

http://www.slideshare.net/michelcg/independncia-do-brasil-e-primeiro-reinado

Nenhum comentário:

Postar um comentário