terça-feira, 16 de agosto de 2011

Jogos e esportes

Jogos sensoriais: os jogos sensoriais são jogos que ajudam a desenvolver os nossos sentidos: o paladar, o olfato, a visão, a audição e o tato. Geralmente são jogados de olhos vendados para não descobrir o que a pessoa faz, por exemplo, fazer o baralho com um objeto para a pessoa vendada descobrir o que é que causou o barulho.

Jogos motores: os jogos motores está ligado ao metabolismo, ao físico, a movimentos. Esses jogos são jogos que precisar fazer exercício para desenvolver o corpo, como corridas, caminhadas, entre outros

Jogos de raciocínio: os jogos de raciocínio são jogos que ajudam a desenvolver a mente, a raciocinar, a criar estratégias. No xadrez e na dama, por exemplo, o jogador precisa raciocinar para tirar uma peça do oponente sem que ele tire a sua depois.

Jogos recreativos: são jogos que têm por objetivo recrear, divertir ou distrair as crianças através de atividades de integração que também desenvolvam os conteúdos de formação cognitivos, motores e de lazer.

Jogos pré-desportivos: Os jogos pré-desportivos são aqueles que requerem destreza e habilidades próprias dos desportos (deslocamentos, lançamentos, recepções, etc.). A sua prática é recomendável como preparação para as crianças que começam a praticar qualquer desporto, já que lhes proporcionam uma série de recursos físicos e técnicos.

Esportes individuais: são esportes praticados por apenas uma pessoa, sem depender de outros. Como, por exemplo, pára-quedismo, alpinismo, surf, entre outros.

Esportes coletivos: são esportes praticados com mais de uma pessoa, esporte praticado em dupla, em grupo. Esses são, por exemplo, futebol, basquete, vôlei, entre outros.

Jogos: Jogo é toda e qualquer atividade em que as regras são feitas ou criadas num ambiente restrito ou até mesmo de imediato, em contrapartida ao esporte, em que as regras são mais estáveis.

Thales Castro

Referências:

http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20061025090125AAv0ZOi

http://caurosa.blogspot.com/2008/06/jogos-recreativos.html

http://conceito.de/jogos-pre-desportivos

http://pt.wikipedia.org/wiki/Jogo

Nenhum comentário:

Postar um comentário