sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Nicolau Maquiavel

Niccolò di Bernardo dei Machiavelli, mais conhecido como Nicolau Maquiavel, nasceu na cidade Florença em 3 de maio de 1469 e morreu em Florença na data de 21 de junho de 1527.

Ele foi um historiador, poeta, diplomata e músico italiano do Renascimento. É reconhecido como fundador do pensamento e da ciência política moderna, por escrever sobre o Estado e o governo como realmente são. Os recentes estudos do autor e da sua obra admitem que seu pensamento foi mal interpretado historicamente. Desde as primeiras críticas, feitas postumamente por um cardeal inglês, as opiniões, muitas vezes contraditórias, acumularam-se, de forma que o adjetivo maquiavélico, criado a partir do seu nome, significa esperteza, astúcia.

Ele viveu a juventude sob o esplendor político da República Florentina durante o governo de Lourenço de Médici e, com 29 anos, entrou para a política no cargo de Secretário da Segunda Chancelaria. Nesse cargo, Maquiavel observou o comportamento de grandes nomes da época e a partir dessa experiência retirou alguns postulados para sua obra. Depois de servir em Florença durante quatorze anos foi afastado e escreveu suas principais obras. Conseguiu também algumas missões de pequena importância, mas jamais voltou ao seu antigo posto como desejava.

Como renascentista, se utilizou de autores e conceitos da Antiguidade clássica de maneira nova. Um dos principais autores foi Tito Lívio, além de outros lidos através de traduções latinas.


Thales Castro


Referências:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Nicolau_Maquiavel

Nenhum comentário:

Postar um comentário