quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Pedro de Alcântara

Pedro de Alcântara João Carlos Leopoldo Salvador Bibiano Francisco Xavier de Paula Leocádio Miguel Gabriel Rafael Gonzaga, muito conhecido como Pedro de Alcântara ou como Dom Pedro II do Brasil, nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 2 de dezembro de 1825 e morreu em Paris na data 5 de dezembro de 1891). Ele era chamado de O Magnânimo, foi o segundo e último Imperador do Brasil. Ele foi o sétimo filho de Dom Pedro I e da arquiduquesa Dona Leopoldina de Áustria.

Sucedeu ao seu pai, que abdicou o trono em seu favor para retomar a coroa de Portugal, à qual renunciara em nome da filha mais velha, D. Maria da Glória.

Pelo lado paterno, era sobrinho de Miguel I de Portugal, enquanto, pelo lado materno, sobrinho de Napoleão Bonaparte e primo dos imperadores Napoleão II da França, Francisco José I da Áustria e Maximiliano I do México. Sendo o irmão mais novo de D. Maria da Glória, também fora tio de D. Pedro V e D. Luís I, reis de Portugal.

Pedro II governou de 1840 até 1889 ano em que foi deposto com a proclamação da república brasileira. Além dos registros históricos e jornalísticos da época, Pedro II deixou à posteridade 5.500 páginas de seu diário registradas a lápis em 43 cadernos, além de correspondências, que nos possibilitam conhecer um pouco mais do seu perfil e pensamento.


Thales Castro


Referências:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pedro_II_do_Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário