sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Revolução Cubana

A Revolução Cubana foi um movimento armado, inicialmente, que levou à derrubada do ditador Fulgencio Batista de Cuba em 1 de janeiro de 1959 pelo Movimento 26 de Julho liderada por Fidel Castro.

A Revolução Cubana começou quando um homem chamado Fulgêncio Batista foi eleito presidente democraticamente de Cuba, mas a sua presidência foi marcada por corrupção e violência. Não gostando disso, um homem chamado Fidel Castro e cerca de 160 homens tentaram o Assalto ao Quartel Moncada mas falharam, e Fidel Castro foi preso.

Em 1954, Batista foi reeleito como governador e, posteriormente, em um ato de reconciliação, Fidel Castro foi libertado. Fidel foi viver um tempo no México. Em novembro de 1956, com um plano revolucionário, formou o "Exército Rebelde". Com isso, voltou a Cuba e começou a empurrar para frente as reformas políticas, sociais e econômicos. Como Fidel era muito popular, rapidamente se tornou primeiro-ministro e iniciou um processo revolucionário.

Em 1959 começaram as primeiras reformas, especialmente em matéria de reformas industriais e a nacionalização dos bancos. A revolução cubana também teve grande importância desde que começou graças às campanhas de alfabetização em massa e de cuidados de saúde que foi implementado para toda a população.

Após vencer a revolução, as políticas econômicas de Cuba deixaram tão alarmados os Estados Unidos que estes romperam relações diplomáticas com o país. Cuba, então, estabelece relações abertas com a União Soviética e se tornou socialista até hoje.


Thales Castro


Referências:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Revolu%C3%A7%C3%A3o_Cubana

Nenhum comentário:

Postar um comentário