segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Orações coordenadas e suas classificações

São as orações que têm estrutura sintática independente, ou seja, uma funciona como termo da outra. Elas vêm ligadas pelas conjunções coordenativas ou por sinais de pontuação. Por exemplo:

Ou você toma banho, ou fica de castigo. (os dois “ou” são conjunções coordenativas, sendo que o segundo “ou” separa a primeira e a segunda oração)

Os namorados andam de mãos dadas, trocam olhares, trocam palavras. (as duas vírgulas separam as três orações coordenadas)

As orações coordenadas podem ser classificadas por orações coordenadas assindéticas e orações coordenadas sindéticas.

Orações coordenadas assindéticas – essas são as orações separadas por um sinal de pontuação (vírgula, dois pontos, ponto e virgula) como o exemplo que dei acima:

Os namorados andam de mãos dadas, trocam olhares, trocam palavras.

Orações coordenadas sindéticas – é a oração introduzida por conjunção. É classificada com base na conjunção e no sentido que ele estabelece no período.

Coordenada sindética aditiva – expressa relação de soma, adição, continuidade. Ex: Carol convidou Paulo para festa e Paulo convidou Ana.

Coordenada sindética adversativa – expressa uma idéia contraria a outra oração. Ex: fui para a festa de uma colega, mas não gostei.

Coordenada sindética alternativa – expressa uma relação de escolha, de alternância. Ex: Ou você toma banho, ou fica de castigo.

Coordenada sindética conclusiva: expressa ideia de conclusão. Ex: a natureza é muito importante para nossa sobrevivência, por isso precisamos preservá-la.

Coordenada sindética explicativa – expressa ideia de explicação, de justificativa. Ex: nos reunimos aqui, pois precisamos falar de um assunto urgente.


Thales Castro

Nenhum comentário:

Postar um comentário