terça-feira, 18 de outubro de 2011

Ovelha Dolly

A ovelha Dolly nasceu em 5 de Julho de 1996 e morreu na data 14 de Fevereiro de 2003. Dolly foi o primeiro mamífero a ser clonado com sucesso a partir de uma célula adulta. A ovelha foi criada por investigadores do Instituto Roslin, na Escócia, onde viveu toda a sua vida.

O nome Dolly é uma referência aos seios da atriz Dolly Parton, pois Dolly foi clonada a partir das células da glândula mamária de uma ovelha adulta com cerca de seis anos, através de uma técnica conhecida como transferência somática de núcleo.

Dolly teve uma vida comum de ovelha e teve seis filhotes, sendo cuidadosamente observada em todas as fases. Em 1999 foi divulgado na revista Nature que Dolly poderia tender a desenvolver formas de envelhecimento precoce, uma vez que os seus telómeros eram mais curtos que os das ovelhas normais. Isto iniciou uma acesa disputa na comunidade científica sobre a influência da clonagem nos processos de envelhecimento, que está ainda hoje por resolver.

Em 2002 foi anunciado que Dolly sofria de um tipo de artrite degenerativa, o que foi interpretado como sinal de envelhecimento. Dolly foi abatida em Fevereiro de 2003 para evitar uma morte bebendo água. O seu corpo empalhado está exposto no Royal Museum, em Edimburgo, Escócia.


Thales Castro


Referências:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ovelha_Dolly

Nenhum comentário:

Postar um comentário