segunda-feira, 19 de março de 2012

Vida saudável

Ter uma boa alimentação e praticar exercícios físicos diariamente são pré-requisitos muito conhecidos para uma vida saudável. Mas, outros aspectos também são essenciais: Uma boa convivência social e condições básicas de moradia e saúde.

O ser humano precisa, na busca desta qualidade de vida, cuidar, não apenas dos aspectos físicos, mas, também dos aspectos psicológicos e emocionais.

Uma boa educação pode contribuir para o desenvolvimento de boas práticas.

Sabemos quanto é difícil manter este equilíbrio, mas todo esforço é válido quando falamos do nosso bem estar.

Boa alimentação

Uma boa alimentação é essencial para um estilo de vida saudável tanto para as crianças quanto para os adultos.

Na infância a alimentação saudável é essencial para um bom desenvolvimento. Comer bem significa: comer frutas, verduras, grãos, proteínas, vitaminas e outros sais minerais que fazem bem para o nosso corpo.

São as escolhas alimentares que podem aumentar a nossa qualidade de vida. Uma alimentação adequada e variada melhora a defesa do organismo prevenindo de doenças infecciosas, deficiências nutritivas e também contribui para um bom crescimento. Uma pessoa precisa de mais de cinquenta nutrientes diferentes por dia.

Evitar ingerir comidas muito gordurosas e muito calóricas ou que contém muito açúcar também é essencial para uma boa dieta alimentar.

Benefícios da atividade física

Assim como a prática de atividades físicas traz bem estar, a sua falta pode causar doenças como o sedentarismo, que atinge muito a sociedade jovem. Sabendo disso precisamos praticar os exercícios para evitar essa e outras doenças e ainda ter benefícios no nosso organismo. As vantagens do sistema músculo-esquelético são o aumento da força, tamanho e resistência do músculo, assim como de sua capacidade de oxigenação e a melhora do tônus muscular, da flexibilidade e também fortalecimento dos ossos e das articulações.

Levando em conta a saúde temos: a perda de peso, de gordura corporal e do nível de açúcar no sangue, redução da pressão arterial, aumento do volume de sangue por pulsação e da circulação coronária, melhora do diabetes, diminuição do colesterol total e aumento do HDL-colesterol, ajudando também na prevenção e controle de doenças, reduzindo as chances de mortalidade.

Uma pessoa sedentária que começa a praticar atividades físicas tem o risco de morte por doença do coração reduzido em 40%.

No sistema respiratório temos o aumento da capacidade respiratória dos pulmões.

Como benefícios mentais temos a ajuda: na regulação das substâncias relacionadas ao sistema nervoso, na melhora do fluxo de sangue para o cérebro, na melhora da coordenação motora, na melhora dos reflexos, na capacidade de lidar com problemas e estresse, na manutenção da abstinência de drogas, na recuperação da auto-estima e na redução da ansiedade e do estresse que afetam o tratamento da depressão.

As pessoas de idade mais avançada que pratica atividades físicas são mais ativas mentalmente. E exercícios simples aumentam a mobilidade e corrigem a postura.

Algumas doenças causadas pela falta de exercício físico e de uma má alimentação

A falta da prática de esportes e de uma alimentação equilibrada pode causar a obesidade. Obesidade é o excesso de peso provocado por uma grande concentração de gordura no corpo. Como a obesidade é um problema comum na sociedade, as pessoas dão pouca importância no seu prejuízo a saúde. Exemplo disso é que as pessoas não gostam de exercer nenhum esporte e continuam comendo comidas gordurosas como as batatas fritas e os hambúrgueres. Uma criança obesa tende a manter-se assim por toda a vida.

O sedentarismo, um habito que pode causar a obesidade, está ligado à falta de exercício físico e também afeta a saúde atrofiando os músculos e acelerando o envelhecimento. O sedentarismo é uma doença que atinge muitas pessoas no mundo causado pelo conforto das modernidades. Um exemplo disso é o jovem que adora vídeo-game, computador e televisão.

Conclusão (resumo)

Para termos uma boa saúde, ter uma dieta saudável, praticar exercícios físicos, ter uma boa convivência social e ter boas horas de sono são essências. Essas praticas também são importantes para nos prevenir de doenças, como obesidade e sedentarismo, e para nosso organismo se desenvolver de uma forma muito benéfica tanto para o físico quanto para o mental.

Ter uma alimentação equilibrada, praticar exercício físico, ter um bom sono, te vários amigos e outros fatores, são sinônimos de uma vida saudável.

Sabemos que nem todas as pessoas têm a preocupação ou a oportunidade de equilibrar esses fatores: o físico, mental, financeiro, emocional, entre outros. Mas, a busca é necessária. E a educação é uma via para nos conscientizar dessa necessidade.


Thales Castro


Fontes:

Info Escola (http://www.infoescola.com/)

Boa SAÚDE (http://boasaude.uol.com.br)

Barsa – Temas essenciais para a vida: saúde. 2ª edição – 2001. Páginas 40, 68, 176, 177

Nenhum comentário:

Postar um comentário